

Assessoria de Imprensa Hospitalar

Avaliação de Impacto em Saúde e Assuntos Regulamentares de Produtos Cosméticos

Consultoria Jurídica em Saúde

Farmacovigilância

Hospital Pharmacist as a member of the clinical care team (Pharmaceutics in a Hospital)

Introdução à Regulação de Dispositivos Médicos

Responsabilidade Social e Profissional

Assessoria de Imprensa Hospitalar
Rui Neves Moreira
Licenciado em Ciências da Comunicação – Assessoria pela UP. Sócio da agência de comunicação CCCP – Companhia de Comunicação e Consultadoria do Porto desde 2015, formador da Universidade do Porto desde 2019 e assessor de imprensa do Centro Hospitalar Universitário de São João desde 2019. Participa em diversas palestras e eventos de comunicação por todo o país.
O regime jurídico da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) consagra a necessidade de avaliar os impactes na saúde humana como parte integrante do âmbito dos Estudos de Impacte Ambiental desenvolvidos em projetos sujeitos a AIA, seguindo uma metodologia de Avaliação de Impacte em Saúde (AIS) em conformidade com normas e boas práticas internacionais e para a qual a formação de base em medicina é uma vantagem técnica crítica.
O Regulamento de Cosméticos da Comissão Europeia nº 1223/2009 visa garantir a segurança dos consumidores de produtos cosméticos na União Europeia. Antes de colocar um produto cosmético no mercado, é necessário realizar uma avaliação de segurança do produto por um Avaliador de Segurança qualificado, sendo um diploma em medicina uma das qualificações aceites para o efeito.

Avaliação de Impacto em Saúde e Assuntos Regulamentares de Produtos Cosméticos
Emanuel Valpaços; Liliana Teles
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). Médico Especialista em Saúde Pública e diretor de operações na CRITICAL CATALYST – Health Consulting. com diferenciação nas áreas de Avaliação de Impacto em Saúde (AIS), Planeamento em Saúde e Avaliação de Tecnologias de Saúde (HTA), com enfâse em Assuntos Regulamentares de Dispositivos Médicos;
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Mestre em Medicina Farmacêutica pela Universidade de Aveiro. Diretora de Assuntos Regulamentares na CRITICAL CATALYST – Health Consulting, especializada em Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos pela Vrije Universiteit Brussel e em Desenvolvimento, Gestão de Risco e Garantia de Qualidade de Dispositivos Médicos.

Consultoria Jurídica em Saúde
Rita Carvalho da Fonseca

Farmacovigilância
Luís Guedes
Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2013 e em European Public Health (MsC) na Universidade de Maastricht em 2016. Concluiu a especialidade de Saúde Pública em 2019, tendo deste então desempenhado funções como Autoridade de Saúde no ACeS Almada-Seixal e como Chefe de Divisão na DGS. Em 2020, juntou-se à BIAL para trabalhar como “Drug Safety Physician” no Subdepartamento de Farmacovigilância.

Hospital Pharmacist as a member of the clinical care team (Pharmaceutics in a Hospital)
Carla Mendes Campos
A Dra. Carla Mendes Campos é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (2001). Especialista em Farmácia Hospitalar (2007). Mestre em Infeção VIH/SIDA (2012). Pós-Graduada em Intervenção Farmacêutica na Problemática da Dor (2006). Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares desde 2019 e Farmacêutica Hospitalar na Unidade Local de Saúde de Matosinhos – Hospital Pedro Hispano.

Introdução à Regulação de Dispositivos Médicos
Célia Cruz

Responsabilidade Social e Profissional
Dr. Francisco Mourão, Prof. Dra. Cristina Gavina