

Medicina Geral e Familiar na Suécia

Psiquiatria na Dinamarca

Medicina Geral e Familiar na Suécia
Ana Rita Rodrigues
Chamo-me Ana Rita e tenho 37 anos. Sou médica de familia especialista desde 2014 e em 2016 decidi emigrar para um país muito diferente do nosso. Sou casada com dois filhos pequenos, que nasceram cá. Desde o meu 6º ano da faculdade que quis enverar pela Medicina Geral e Familiar, pela proximidade com os doentes e pela generalidade da especialidade em si. Gosto muito de Medicina, mas prezo também os meus hobbies, algo que só consegui viver em pleno, quando emigrei para a Suécia.
Esta sessão aborda alguns aspetos de uma experiência de trabalho como psiquiatra na Dinamarca, desde as motivações para trocar Portugal pelo Norte da Europa e o recrutamento inicial por um hospital de província, até ao desafio de pensar e comunicar numa língua não-materna, passando pela adaptação a um modelo de cuidados que não gira em torno do médico.

Psiquiatria na Dinamarca
Ana Eduarda Ribeiro
Licenciada em Medicina pela FCM-UNL (2005) e especialista em Psiquiatria pelo Hospital de Magalhães Lemos (2012). Trabalha na Dinamarca desde 2013 e desempenha atualmente as funções de chefe de serviço numa unidade ambulatória de primeiro surto psicótico (OPUS) do Centro Psiquiátrico de Copenhaga (PCK), onde coordena uma equipa multidisciplinar.