Políticas em Saúde: Um Olhar sobre o Futuro
Sábado, 1 de outubro | 9h30 às 11h00
Numa época de transição na área da Política em Saúde, surge a necessidade de refletirmos sobre este tópico como um todo, abordando as diferentes áreas e Instituições que o compõem. A capacitação dos jovens enquanto motor do Futuro e veículo de informação é um dos pilares para que a informação mais correta sobre a área médica chegue a todas as frações da sociedade. Nesse sentido, apresentamo-vos a primeira Sessão Plenária “Políticas em Saúde: Um Olhar sobre o Futuro”, que se constrói como um espaço interativo onde será abordado o panorama atual do Serviço Nacional de Saúde em Portugal, bem como aquilo que se perspetiva serem os principais desafios que se impõem no sentido de perpetuar a excelência dos cuidados de Saúde prestados aos utentes.
Francisco Pêgo
Dr. Manuel Guimarães
Prof. Dr. António Sarmento
Saúde por Inteiro: Tecnologia ao Serviço da Pessoa
Sábado, 1 de outubro | 15h00 às 16h30
Numa época em que a Tecnologia tem assumido gradualmente maior preponderância no dia-a-dia da população em geral, evoluindo nas mais diversas áreas, a Saúde não é exceção. Assim, surge a necessidade de usufruirmos dos vastos recursos existentes ao nível da Tecnologia e ainda tentar desenvolver outras ferramentas que permitam otimizar os cuidados de saúde prestados na prática clínica comum. Nesse sentido, apresentamo-vos a segunda Sessão Plenária “Saúde por Inteiro: A Tecnologia ao Serviço da Pessoa”, onde contamos com um painel de oradores exímio que, no seu dia-a-dia, reúnem esforços para desenvolver tecnologias de vanguarda aplicáveis à prática médica.
Andreia Oliveira
João Pedrosa
Sara Rocha
Arte e Medicina: Duas Faces, Um Propósito
Domingo, 2 de outubro | 15h00 às 16h30
A Medicina trata-se fundamentalmente de humanidade e por isso torna-se o espelho de todas as nossas valências enquanto seres humanos. É reflexo das nossas maiores conquistas e vitórias, mas também das nossas mais profundas falhas e injustiças. Perante esta forte carga cultural, ao longo da história muitos foram aqueles que, exercendo uma carreira médica, sentiram necessidade de se expressar de outra forma, através da música, fotografia, literatura, entre outros.